As quedas de pêlos podem e ocorrem por várias razões. Uma delas é a chamada queda fisiológica, que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de seu folículo (raiz) e assim esse pêlo cai para ser em seguida substituído por outros.
Essa queda fisiológica anteriormente referida ocorre em geral no verão e não é localizada (num único local da pelagem) mas generalizada, isto não querendo dizer que o animal se torne careca, pois essa queda é rarefeita e é percebida apenas com cuidadosa observação, pelo fato da pelagem ficar menos densa.
A queda chamada patológica (alopecia), que é a queda anormal, têm várias causas. Entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal, tais como micoses, sarnas, eczemas, enfim uma variedade enorme de causas diretas no epitélio de revestimento animal. A queda de pêlos também pode ocorrer de forma indireta, por doenças nutricionais ou mesmo infecções. Entre as doenças nutricionais que podem determinar queda de pêlos pode-se citar a simples avitaminose A. Estando essa vitamina A ausente ou em quantidade insuficiente na alimentação do animal, essa vitamina chamada de protetora dos epitélios, poderá haver simples perda de seu brilho e resistência, culminando até por sua queda. Insuficiências de determinados sais minerais na alimentação, pode ter por conseqüência também queda de pêlos. Até simples falta na alimentação de determinados aminoácidos, que como é sabido são por assim dizer os tijolos que formam as moléculas de proteínas mais complexas, podem também determinar queda de pêlo.
As Infecções, pelo fato de determinarem febre, poderá ser também uma causa de queda de pêlos. Em vista desses diferentes fatores, observe a pelagem de seu cão: Caso a queda de pêlos seja localizada, formando verdadeiras "ilhas" (sem pêlo), isto requer imediato tratamento de acordo com sua causa, sendo em geral originada por parasitas (fungos, sarnas ou outros parasitas). Caso não seja imediatamente tratada quando parasitária, há o risco inclusive do parasita se alastrar ou mesmo se propagar a outros seres suscetíveis, como o próprio homem, no caso de se tratar por exemplo de uma micose tricofítica ou uma sarna por Sarcoptis scabiei (Escabiose).
Já quando a perda de pêlos ocorrer de forma generalizada, determinando apenas uma rarefação da pelagem (ficando a mesma menos densa), caso a mesma seja discreta e sem perda de brilho, trata-se de uma queda fisiológica e em geral ocorre durante a estação do Verão. Porém, quando essa queda é generalizada, tornando a pelagem além de rarefeita também o pêlo perdendo seu brilho, sua causa é geral. Neste último caso, apenas um cuidadoso exame das condições gerais do animal poderá elucidar sua causa específica ou suas causas. Existe também, um quadro mórbido chamado de Alopecia areata, cuja causa é nervosa, causando também queda localizada de pêlos.
P.S. - Deve também ser observado pelo dono ou tratador do animal, se concomitantemente à queda de pêlos existe prurido (coceira), por ser este um importante sintoma complementar para diagnóstico, além de possível rubor da pele (avermelhamento) ou mesmo inflamações nessas áreas da pele onde ocorre tal perda de pêlos. Para dizer se a pele esta ou não inflamada, observe e coloque mesmo sua mão para sentir se há calor anormal nessa área glaba (sem pêlo), pois a inflamação se faz sempre acompanhar de três sinais importantes : DOR + CALOR + RUBOR.
Dr. Carmello Liberato Thadei
Médico Veterinário
Ração Max Filhote ou Dog Show Filhote
01 xícara de chá 4X ao dia: manhã, almoço, tarde e noite.
Até os 03 meses : 4 refeições ao dia ( manhã, almoço, tarde e à noite).Dos 03 aos 06 meses: 03 refeições ao dia (manhã, tarde e noite). A partir dos 06 meses: 02 refeições ao dia (manhã e noite).
Seu filhote está sendo alimentado com ração especial para a sua idade; no momento ele come Dog Show Filhote para filhotes. Toda mudança de alimentação deve ser feita gradativamente, uma vez que o metabolismo do seu filhote tem que se adaptar a isso.
Sugestão: misture à nova ração aos poucos Dog Show Filhote , aumentando a quantidade da nova ração escolhida e diminuindo a anterior , até os 12 meses de idade.
A partir de 01 pode-se oferecer ração especialmente formulada para adultos;
Obs: Tende manter o mesmo horário todos os dias na hora de alimentar seu filhote.
Se seu filhote é alimentado com ração de primeira linha para filhotes, não há necessidade de oferecer-lhe suplementação. No caso de outras rações, discuta com seu veterinário de confiança a possibilidade de adicionar cálcio, vitaminas e aminoácidos à sua dieta.
O excesso de cálcio traz danos irreversíveis ao seu animal, há estudos publicados relacionando o excesso à displasia coxo-fermural. CUIDADO!!! |
Deixe seu filhote fazer exercícios livres até 08 meses de idade, antes disso não force nada, pois ele ainda é muito frágil. Corre-se o risco de afetar suas articulações e cartilagens com uma sobrecarga de atividades.Ele sabe o que é melhor para ele e até onde ele pode se esforçar.
IMPORTANTE: após as refeições deixe-o descansar, não o force a correr ou pular, pois isso pode causar uma torção de estômago que só pode ser solucionada com imediata intervenção cirúrgica.
|
Aguela de muro
Comigo ninguém pode
Espada de São Jorge
Hera
Samambaia
Unha de gato
HÁBITOS
Antes de qualquer coisa não se esqueça que os Labradores são cães de caça e Retriever, ou seja, eles vão fuçar tudo e o que acharem interessante vão trazer para você, como quem traz um troféu, portanto não deixe ao alcance do seu filhote produtos de limpeza, facas, copos, ou objetos que possam feri-lo.
Resista a seu apelo por mais comida, de maneira geral todos são mortos de fome. Gordura não é sinal de saúde, muito pelo contrário, um filhote obeso, na maioria das vezes, tem péssimos aprumos.
Não duvide da libido de seu Labrador, eles fazem verdadeiros malabarismos para cruzar, se você não deseja filhotes em sua casa, preste muita atenção nas cadelas durante o cio.
BRINQUEDOS
É muito comum que ele roa ossos, mas somente bovinos, de preferência rótula (joelho). Por favor, não dê ossos de galinha, pato, coelho, carneiro ou qualquer outro; eles trincam com facilidade, além de serem muito finos, podendo causar uma obstrução ou perfuração no aparelho digestivo de seu filhote. O mesmo vale para brinquedos de plástico.
Os recipientes em que ele vai comer e beber água, também não devem ser de plástico, os melhores são de inox ou alumínio.
DOENÇAS COMUNS NA RAÇA
Alergias; muitos Labradores são alérgicos às coisas mais absurdas: roseira, amido, carpete, pulgas, abelhas, formigas, grama, e principalmente alguns shampoos especiais para cães...
Qualquer dúvida não hesite em entrar em contato com seu veterinário de confiança.
BOA SORTE COM SEU FILHOTE!!!
OBS: PROCURE UM VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA ASSIM QUE LEVAR SEU FILHOTE PARA CASA. É IMPORTANTE QUE ELE CONHEÇA SEU LABRADOR DESDE PEQUENO E LHE ORIENTE COM AS VACINAS E ALIMENTAÇÃO, ALÉM DE ATESTAR QUE SEU FILHOTE LHE FOI ENTREGUE EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE SAÚDE. |